quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pesquisa da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul

Pesquisa revela hábitos e cuidados que os gaúchos têm em relação à saúde do coração

- Levantamento apontou maioria populacional com fatores de risco

- Sobrepeso, estresse e tabagismo têm altos índices no Estado


Foto: Caroline Bicocchi
Foto: Caroline Bicocchi

A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS), em parceria com Instituto Methodus e Competence, realizou um diagnóstico inédito sobre os hábitos da população em relação à saúde de seu coração. Pesquisa realizada com 1,5 mil gaúchos constatou que 52,4% consideram-se estressados ou cansados, 54,7% não tomam cuidados com a alimentação e que 58,4% não praticam exercícios físicos regulares.


O levantamento envolveu habitantes de 25 municípios gaúchos. Foram ouvidas pessoas acima dos 16 anos de idade entre os dias 27 e 31 de julho. Dos entrevistados, 38,5% têm idade superior a 45 anos e 48% deles são do sexo masculino. Em relação à escolaridade, 53% possuem ao menos o Ensino Médio completo e 10% concluíram o Ensino Superior. A pesquisa está disponível no site www.institutomethodus.com.br.

“O estudo traz informações importantes e atuais sobre os fatores de risco para doenças cardíacas. Ele confirma alguns dados já disponibilizados por outros levantamentos e agrega informações originais sobre a percepção dos gaúchos e hábitos de controle relacionados à promoção de saúde e medidas de prevenção”, explica o presidente da SOCERGS, Dr. Gilberto Lahorgue Nunes.

Segundo a socióloga e diretora do Instituto Methodus, Margrid Sauer, a pesquisa chama a atenção dos gaúchos para um tema bastante importante e muitas vezes deixado de lado por grande parcela da população. “É uma das marcas do Instituto procurar engajar-se em projetos que possam reverter em mais informação para a sociedade. Desta forma, podemos contribuir incentivando práticas que resultem em melhor qualidade de vida para todos”, afirma.

Obesidade

Dos entrevistados, 16% estão com obesidade, ou seja, têm Índice de Massa Corporal superior a 30, e 34% estão com sobrepeso (apresentam IMC entre 25 e 30). Os dados reforçam pesquisa recente que aponta que mais de 50% da população gaúcha está com peso acima do ideal para sua altura. Isto aparece de modo mais pronunciado naqueles acima dos 45 anos de idade, faixa etária em que 60% dos ouvidos apresentam excesso de peso. O problema também existe entre os jovens com menos 25 anos de idade: 29% estão com excesso de peso, independente de sua faixa de renda.

Cansaço, estresse e sobrecarga emocional


Vários estudos apontam nos últimos tempos que o estresse emocional está relacionado ao aumento de risco cardíaco, especialmente eventos marcantes. A maioria dos entrevistados (52%) relatou que se sente cansada, sobrecarregada ou sofre algum tipo de tensão frequente. Mulheres e pessoas com idade superior a 45 anos estão entre os que mais reclamam desta realidade em suas rotinas.

Tabagismo

O tabagismo é a principal causa modificável de morte na população. Existe uma relação causal direta e forte entre tabagismo, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer. De modo impressionante, 23% dos entrevistados afirmaram que são tabagistas ativos. Este dado vai ao encontro de outros estudos que apontam que Porto Alegre é a capital com o maior percentual de tabagistas atualmente. A frequência é maior ainda em homens, mas a proporção de homens e mulheres é cada vez menor, sugerindo um aumento de fumantes entre elas. A maior proporção de fumantes foi observada entre o público com menor escolaridade e menor renda.

Pressão alta

Dos entrevistados, 20% responderam que têm hipertensão arterial. Aproximadamente 13% dos entrevistados com idades entre 25 e 44 anos afirmaram ter pressão alta. O problema também foi relatado por 28% das pessoas com idades entre 45 e 59 anos e por 48% dos entrevistados com mais de 60 anos de idade. Os dados reforçam outros estudos epidemiológicos realizados no Estado na década passada, nos quais quase um terço da população adulta acima de 40 anos tem hipertensão, condição reconhecida como um dos principais fatores de risco para doenças do cérebro e cardiovascular.

Diabetes Mellitus


Entre os 1,5 mil entrevistados, 6% assumiram ter diabetes. Este número é um pouco inferior aos índices entre 8 e10% revelados por estudos epidemiológicos onde a glicemia é aferida, provavelmente reforçando o desconhecimento de parte da população deste diagnóstico. Em indivíduos com Diabetes Tipo 2, os sintomas aparecem em média cinco anos após o início da doença, que fica oculta durante este período. Os grupos com maior prevalência de diabetes foram aqueles com obesidade e nos extremos de nível socioeconômico, baixa renda e muito alta renda, refletindo o comportamento do sobrepeso da população.

Na combinação dos dados levantados pela pesquisa, foi identificada uma maioria populacional com fatores de risco ou doença cardíaca. Somente 42% da população entrevistada afirmou não apresentar nenhum problema cardíaco. Além disso, um terço destes entrevistados relatou que não sabia se tinha ou não fatores de risco para doenças cardíacas ou doença conhecida.

O levantamento apontou, ainda, que os gaúchos se preocupam em cuidar da sua saúde, embora de modo irregular. Uma minoria disse nunca haver medido sua pressão arterial e quase um terço admitiu ter feito isso há mais de seis meses. Estes números são um pouco piores em relação à medição do colesterol e da glicose: quase 20% nunca fizeram estes exames, sendo que o índice maior está entre os homens e indivíduos mais jovens.

O exercício físico tem ganhado importância nas campanhas educacionais, na mídia, escolas, etc. Este fato aparentemente se reflete na prática de atividade física. A pesquisa realizada pela SOCERGS e pelo Instituto Methodus apontou que 42% praticam atividade física e o percentual é maior entre os homens do que entre as mulheres.

Semana do Coração


Entre os dias 20 e 26 de setembro, a SOCERGS promove a Semana do Coração. Além das atividades de esclarecimento e conscientização da comunidade e da apresentação de pesquisa com dados inéditos sobre os hábitos dos gaúchos para o cuidado de sua saúde cardiovascular, será lançada a campanha "Quem ama a vida cuida bem do coração". A campanha foi desenvolvida pela agência Competence para tornar-se um legado da entidade para a população gaúcha. A marca desta campanha, que será apresentada na ocasião, é composta de vários corações entrelaçados e de diferentes cores, que simbolizam as diversas formas de cuidados com o coração.

No dia 23 de setembro (quinta-feira), a entidade realiza, em parceria com o Lindóia Shopping, uma ação com a comunidade para medição de colesterol e pressão arterial, com dicas para o cuidado da saúde cardíaca. A mesma irá acontecer das 16 às 20 horas nas dependências do Shopping (Av. Assis Brasil, 3522, bairro Jardim Lindóia, Porto Alegre).

Sobre a SOCERGS


A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) é uma entidade sem fins lucrativos e que congrega médicos e demais profissionais da saúde que, no Rio Grande do Sul, atuam na área da Cardiologia. Ela está voltada à promoção da saúde cardiovascular da população e de eventos científicos e comunitários de prevenção. Com o objetivo de valorizar a produção científica, principalmente a realizada em âmbito regional, a SOCERGS organiza um congresso anual que tem como foco a troca de experiências, a atualização e a apresentação de novas evidências científicas cardiológicas. Com sede em Porto Alegre, ela tem como presidente para o biênio 2010/2011 o Dr. Gilberto Lahorgue Nunes.

4 comentários:

  1. Informações interessantes. A obesidade eo tabagismo está nos matando é uma epidemia.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo ao Correr pra quê? Já vi que tem coisa boa aqui, o tema merece respeito e consideração.
    Vamos correr juntos na blogosfera. Bons treinos, Marluce

    ResponderExcluir
  3. Ãtividade física é sempre tudo de bom e incentivar isso através de um blog merece nosso reconhecimento. Parabéns pela inciativa.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita ao meu BLOG e pelo comentário lá deixado. Adorei esse seu espaço, muito útil para todos nós. Já sou sua seguidora.
    Abraço, e vamos correr uma prova de 24h. Tenho certeza de que vai viciar...rs

    ResponderExcluir