domingo, 8 de agosto de 2010

SEDENTARISMO X MUDANÇA DE HÁBITOS



Sedentarismo x Mudança de Hábitos

Vivemos na modernidade com tecnologias de ponta bem ao alcance de nossas mãos. Usamos e abusamos do controle remoto, temos este maquinário diverso que faz tudo por nós, a televisão que cada dia mais aperfeiçoada nos absorve por inteiro, além de computadores, internet, celulares e rodas no lugar de pernas (nosso carro) ...
Isto nos torna reféns e, por consequência sedentários pelo simples fato de não mais nos movimentarmos .

Nossa população aumentou de peso por conta de tantas facilidades, embora continue com o mesmo consumo calórico.

Consta no site do Ministério da Saúde matéria sobre o sedentarismo no Brasil. O número de brasileiros que pratica alguma atividade física regular é apenas l6,4 % da população.

Com a falta de exercícios físicos regulares fica comprometida a saúde das pessoas. Agrava-se mais esta situação com o tabagismo, consumo de álcool e outras drogas comuns em nossa sociedade.

Todos podemos realizar alguma atividade física, respeitando a orientação médica.

Uma das limitações mais frequentes das pessoas a não praticarem atividade física é a jornada de trabalho somada a outras responsabilidades . É necessário, neste caso,que empresas promovam a chamada Ginástica Laboral, que consiste em seções de ginástica no próprio ambiente de trabalho

Trabalhadores que realizam movimentos repetitivos, usam esforço físico para a execução do trabalho ou simplesmente ficam sentados todo o tempo trabalhando no computador , geralmente, com o tempo , apresentam lesões que poderiam ser evitadas.

Uma atitude coerente com o caos urbano que vivenciamos é deixar o carro na garagem e realizar percursos possíveis a pé. Caminhar é um excelente exercício com benefícios diretos ao sistema cardiovascular. Além disso quando caminhamos pelas ruas da cidade, melhor podemos observar detalhes que na correria do trânsito passam desapercebidos.

Porém, se a escolha pela atividade for fora do ambiente de trabalho, esta, deve ser assumida com freqüência e principalmente ser prazerosa. Nenhuma atividade física permanece por muito tempo quando cria desconforto a quem a pratica..


São várias as opções para não ficar parado. A caminhada em ritmo constante com freqüência, corrida de rua, natação, ciclismo, futebol, musculação , etc...

Benefícios à saúde em conseqüência de uma pratica esportiva são naturalmente observados.

Em nossa cidade temos o privilégio de uma topografia plana. Várias praças, avenidas , a beleza da praia do Laranjal muito frequentada pelos adeptos deste estilo de vida em nossa cidade e inúmeras academias com profissionais capacitados para nos oferecer uma adequada orientação.

É visível vermos em capitais um numero crescente de pessoas na rua a se exercitar. Avenidas são fechadas ao trânsito nos finais de semana proporcionando espaço para o grande número de pessoas que as frequentam.

.Nosso objetivo com esta coluna, é trocar experiências e estreitar relacionamentos com todas aquelas pessoas adeptas a este estilo de vida aqui preconizado.

Na sequência outros temas relativos a este assunto serão abordados. Dicas de treinos leves, detalhes a observar em cada etapa do exercício etc... Também é nosso propósito informar tudo que ocorra no mundo dos esportes de rua em nossa região
.

Um comentário:

  1. Complementando a sua "figurinha" do Homer, certa vez ele disse em um episódio: "A TV nos dá tanto e nos pede tão pouco...". Mas a corrida nos pede muito e nos dá tudo em dobro!

    Sucesso em seu novo blog e continue incentivando as pessoas a se movimentarem!

    Claudio Rinaldo
    http://numerodepeito.blogspot.com/
    http://cicloviadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir