terça-feira, 24 de agosto de 2010

QUANDO O PROBLEMA É A BALANÇA






Se a balança incomoda e estamos procurando perder peso , surgem as dúvidas: o que é preciso fazer para ter um resultado satisfatório. São tantos os aclames comerciais de regimes milagrosos, da lua, da proteína, da água, dos chás etc...

Apontamos um caminho já percorrido por muitos que de forma prazerosa conseguiram perder peso .
Falo de iniciar com a prática de exercícios físicos regularmente e algumas observações de vida saudável.

A grande inimiga deste processo que sempre, é adiado, são os sabores de nossa gastronomia . A vida corrida e as facilidades de alimentação tipo fast food incrementam nosso peso e nos tornam dependentes.
É preciso planejar nossa alimentação ao longo da semana, procurando nos alimentar com os alimentos mais saudáveis possíveis.
E o que fazer diante das gostosuras tentadoras que nos cercam? Tudo na vida tem que ser dosado, não vamos eliminar estas guloseimas, apenas diminuir seu consumo.

O ideal é termos a convicção de certas mudanças de hábitos de vida, corrigindo nosso comportamento diante do sedentarismo e formas de alimentação.

A alimentação saudável é aquela que tem a maior variável de nutrientes. Busque fazer do seu prato uma reunião de cores como um arco-íris, com verduras, legumes e frutas. Procure estes hortigrangeiros em feiras de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos. Evite frituras, sal em excesso, produtos açucarados e beba bastante água, principalmente durante os exercícios físicos.

Relembre todo o tempo que você levou para ficar com sobrepeso , tudo que precisou comer , mais a ausência de atividade física. Agora a proposta é inverter esta lógica com um reeducação alimentar e o movimento organizado.

Devemos refletir que a atividade física não é apenas uma recreação, como passear no calçadão ou ir ao cinema. É uma nova postura diante da vida, ciente que se assim não fizer, logo adiante os problemas começarão a acontecer. Todo o tipo de enfermidade que depois nosso médico tem que tratar. Cuidar da saúde é evitar doenças.

Concluindo,podemos perceber uma nova postura a seguir e neste novo caminho deixaremos para sempre de termos problemas com a balança.




Materia publicada no Estadão, vale a pena refletir.

Brasileiro está mais gordo, de acordo com nova pesquisa do IBGE

"Pesquisa mostra que obesidade entre homens é maior que entre mulheres"
A população brasileira está ficando mais gorda, em velocidade acelerada. O excesso de peso já atinge metade da população adulta; uma em cada três crianças (de 5 a 9 anos); e um quinto dos adolescentes no País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje, o instituto divulgou o levantamento Antropometria - Estado Nutricional de Crianças, Adolescentes e Adultos no Brasil - da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009.
Para o levantamento, foram entrevistadas 188.461 pessoas, sendo 93.175 homens e 95.286 mulheres, entre maio de 2008 e maio de 2009. A população acima do peso está espalhada em todas as regiões, com leve prevalência no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O problema atingiu cerca de metade dos adultos em todas as regiões, com destaque para o Sul (56,8% dos homens, 51,6% das mulheres) e Sudeste (52,4 e 48,5% para homens e mulheres respectivamente). Os menores índices de sobrepeso para homens estão no Nordeste (42,9%) e, para mulheres, no Centro-Oeste (45,6%). Entre as mulheres, a obesidade atingia quase um quinto das mulheres no Sul (19,2%) e a participação dos obesas nas populações das regiões só esteve abaixo dos 10% para as moradoras do Nordeste (9,9%).
Ainda segundo o levantamento, o aumento de peso em adolescentes de 10 a 19 anos foi contínuo nos últimos 34 anos, e foi mais freqüente em áreas urbanas do que em rurais, em ambos os sexos.
O IBGE informou ainda que, na população de 20 anos ou mais, o sobrepeso no sexo masculino saltou de 18,5% em 1974-1975 para 50,1% em 2008-2009. No sexo feminino, o avanço foi menos intenso, e a participação saltou 28,7% para 48%, no mesmo período.
Embora o instituto tenha detectado pessoas com excesso de peso em todas as faixas de renda, entre os homens a concentração de pessoas mais obesas é maior no grupo dos 20% mais ricos, entrevistados para a análise. Entre os homens adultos, 61,8% dos 20% mais ricos estavam acima do peso, ante 36,9% no grupo dos 20% com menor rendimento. No caso das mulheres, as proporções ficaram em 47,4% e 45%, nos grupos das 20% mais ricas e das 20% mais pobres, respectivamente. Entretanto, a obesidade atingia quase um quarto (23,6%) das crianças do sexo masculino de maior renda - sendo que alcançava 10,8% das crianças em faixa de renda menos elevadಅ.
O levantamento também mostrou que a altura mediana dos brasileiros jovens está praticamente coincidente com a curva padrão recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O declínio do déficit de altura é um dos fatores que servem para medir a redução na desnutrição infantil, e a pesquisa confirma a progressiva redução desse problema. Entre as pesquisas de 1974-1975 a de 2008-2009, a predominância de déficit de altura em ambos os sexos em crianças de 5 a 9 anos recuou de 29,3% para 7,2%.












A Importância nas Modificações do Estilo de Vida: Dieta e Atividade Física na Prevenção das Doenças Crônico-degenerativas foi o tema da palestra proferida pelo endocrinologista canadense Angelo Tremblay, durante o 29º CBEM.
Durante toda a palestra, o especialista frisou que a inclusão de exercícios físicos na rotina das pessoas contribui, e muito, para uma diminuição no peso corporal, auxiliando no tratamento da obesidade e, também, das comorbidades como o diabetes ou dislipidemias. "A atividade física regular torna o organismo mais eficiente em termos de sua resposta aos sinais hormonais", afirma. "
Outro tema citado por Dr. Angelo Tremblay foi a combinação de medicamentos para manutenção de níveis de glicemia. "Neste congresso assisti a várias palestras que falavam sobre a combinação de medicamentos, o que eu acho muito interessante. O que eu quero sugerir, porém, é a mistura de um fármaco com a atividade física, o que, para mim, é o ideal para o tratamento da obesidade", diz o especialista. "A sibutramina é um bom exemplo. Ela deve ser usada, aproveitando seu efeito de inibidor de apetite, com os exercícios, contribuindo com a perda de peso", afirma.
Para o endocrinologista, porém, melhor do que remédios, as atividades físicas aliadas a uma boa alimentação são a melhor receita para o obeso. "Os médicos devem sempre estimular isso, dando conselhos a seus pacientes. Frases como "leve seu cachorro para passear, não é bom apenas para o cachorro" ou "brinque sempre com os seus filhos", devem sempre ser ditas", afirma o especialista. "Felizmente ou infelizmente não significa que quem se exercite não possa retornar à obesidade, mas o importante é que os pacientes saibam que eles precisam se preocupar com sua saúde metabólica, mas também estarem felizes com si mesmos, sempre", finaliza o endocrinologista.

5 comentários:

  1. hola saludosss desde Sevilla dhun trainer qui tes un amico

    ResponderExcluir
  2. Amo acorrida nela ., praticando posso tranquilo comer uma massinha , um churrasquinho e de vez em quano uma skolzinha !!

    Um abraço !!

    Romildo freitas

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Ótimo post.
    As pessoas precisam se conscientizar, fazer uma reeducação alimentar.
    Só exagero um pouco no fim de semana. Com o tempo tudo fica mais fácil.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Mais um lindo e interessante artigo, como sempre gosto de vir até aqui.

    Passe em meus blog's e deixe o seu comentário.

    www.queriaserselvagem.blogspot.com
    www.congulolundo.blogspot.com
    www.minhaalmaempoemas.blogspot.com

    E-mail: kwachta@hotmail.com

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá canelafina! un gusto conocerte, tu blog es muy interesante! Beijos. :D

    ResponderExcluir